Raspberry Pi como servidor de backups

Raspberry Pi é uma máquina bastante económica e versátil podendo ser adaptado a qualquer tipo de aplicação.

Neste caso vamos aproveitar o poder do RPi de se tornar um pequeno servidor de backups para que eu possa ficar descansado que diariamente serão feitos backups de todos os meus websites.

raspbian

Optando pelo Raspbian por ser uma distro debian bastante estável e optimizada para o RPi, efectuamos uma simples intalação conforme indicado no website da distro, instalando apenas o core-system e server ssh para acesso remoto (headless).

Convém termos o nosso RPi com firmwares actualizados pelo que aconselho a instalação do rpi-update com os seguintes comandos:

1 2 wget http://goo.gl/1BOfJ -O/usr/bin/rpi-update &&chmod +x /usr/bin/rpi-update apt-get install binutils git-core
De seguida definimos o nosso RPi para utilizar 240Mb da sua Ram para CPU e apenas 16Mb para gráfica uma vez que vamos utiliza-lo apenas por Terminal ou SSH, não necessitamos de qualquer aceleração gráfica.
1 2 rpi-update 240 shutdown -r now
Instalar servidor FTP para podermos aceder remotamente ao RPi para depositar os nossos backups.
1 apt-get install vsftpd
Backup das actuais configurações e edição do ficheiro para desactivar “anonymous connections” alterando simplesmente de YES para NO
1 2 cp/etc/vsftpd.conf /etc/vsftpd.conf.original nano/etc/vsftpd.conf
Agora é só configurarmos uma cron job no servidor web para fazer um backup diário para o nosso RPi por sFTP, e com o preço do GB em discos externos ou Pens USB a baixar cada vez mais, nunca um backup foi mais barato.

Num futuro artigo explico como configurar o RPi para actualizar um dnydns tal como o no-ip no vosso RPi para que seja qual for o vosso IP não tenham que alterar as configurações dos servidores web.

Podemos vir a utilizar este RPi para muitas outras funções tais como requestes periódicos para verificar se o website ainda está online, semelhante aos serviços do pingdom.com, com notificações por push para o nosso iPhone se o servidor for a baixo, entre muitas outras possibilidades.