/ GTD

Things - Gestor de Tarefas para Mac

Para os que ainda não conhecem, o Things é um GTD (Getting Things Done) da Cultured Code para Mac e iOS.

Como o nome indica, o Things é um Gestor de Tarefas e ajuda-nos a gerir e concretizar tarefas.

O processo de gerir tarefas é algo a que todos estamos habituados quer nas tarefas pessoais do dia-a-dia, quer a nível prpfissional, contudo nem todos o fazemos de uma forma eficaz e eficiente.

Nunca dei muito valor aos softwares de gestão de tarefas mas a verdade é que mais cedo ou mais tarde acabamos por nos esquecer de alguma coisa que tínhamos por fazer.

Ao logo dos últimos anos acabei por experimentar diversos softwares como o Wunderlist e Omnifocus mas o Things foi aquele que realmente me permitiu mudar radicalmente a minha forma de gerir tarefas. O Things baseia-se na filosofia GTD (que aconselho a leitura do livro) mas tem uma curva de aprendisagem muito pequena. Ao contrário de outros softwares mais complexos, em vez de nos preocuparmos na melhor forma de gerir as nossas tarefas, o Things permite-nos registar e fazer tarefas quase como se de um postit de papel se trata-se. Simples e eficaz, e com cliente para Mac, iPhone e iPad, permite-nos criar e marcar como feitas as nossas tarefas em qualquer altura, e agora com sincronismo pela Cloud de forma instantânea e gratuita entre todos os dispositivos.

A grande vantagem do Things deve-se a facilidade com que nos permite “despejar” toda e qualquer tarefa que tenhamos na cabeça acabando com “open-loops” (algo que temos por fazer que está constantemente a vir-nos à memória como um “ahh não me possso esquecer de…”). Estes Open-Loops acabam por nos consumir muito mais do que achamos, constantes interrupções à nossa rotina quotidiana, que nos tira produtividade. Assim que escrevemos as tarefas num lugar seguro seguro, que sabemos que não vamos perder/esquecer, os mesmos desaparecem de imediato do nosso pensamento deixando de nos incomododar.

Aconselho vos a fazerem o download da versão Trial do site da CultureCode e inserirem todas as coisas que se lembrem agora. (Ex. “despejar o lixo”, “comprar café”, “pagar IRS”, tudo. Desta forma vamos nos habituando a ir registando as tarefas, das mais importantes às mais triviais.)

No inicio pode parecer algo estranho, mas conforme se forem habituando a escrever cada tarefa de que se lembrem, vão sentindo-se libertos de preocupações. Existe outra vantagem de utilizar estes sofwares de gestão de tarefas, pois para além de garantir que não nos esquecemos de nenhuma tarefa, permite-nos organizar acções com tags tais como “telefone”, “internet” ou “o nome de uma pessoa” para mais tarde podermos filtrar as tarefas a fazer quando estivermos naquele local ou com aquela pessoa.

Acho que estes softwares também nos aumentam a motivação ao darem a noção de “acomplishment” de cada vez que marcamos uma tarefa como completa, dando o sentimento de realização e de que o dia está a ser produtivo ao estarmos a conseguir efectuar as tarefas pretendidas.

O Things permite-nos de uma forma muito clean criar, editar e completar tarefas sem nos preocupar-mos com detalhes, e mais tarde se necessário podemos organiza-las por projectos ou áreas, adicionar notas ou tags, ou até agendar para um dia ou delegar a outra pessoa.

Vocês já utilizavam softwares de gestão de tarefas?