Trazer um iPhone de volta à vida

Ultimamente é raro eu agarrar num ferro de soldar, mas por vezes somos chamados para fazer arte e é nessa altura que agradecemos as longas horas a estragar solda que nos deram skills para o fazer.

Aparece-me nas mãos um iPhone 4S de terceiros que alguém a desencaixar a bateria partiu o socket da motherboard e também partiu as pistas da mesma que permitiam a ligação.

Porque não só de software existe este mundo, é altura de chamar a cavalaria, tirar o pó do JBC 14S, da ponta B-03D de 0,5mm e do fio de 0.1mm de diametro.

Dicas para quem se quiser aventurar em algo semelhante.

  • Deixar o ferro aquecer bem.
  • Com hobby knife tirar o verniz do fio e de seguida estanha-lo.
  • Aplicar Flux de forma generosa na zona onde vamos soldar.
  • Com ambos os braços apoiados na bancada, aproximar delicadamente o fio da resistência SMD onde a pista acaba e delicadamente tocar por fracções de segundo com o ferro entre o fio e a solda  da resistência aquecendo assim só um lado da resistência evitando derreter a solda do outro lado e que a resistência venha agarrada ao ferro.

Ficam umas fotos para os interessados, é difícil perceber a escala dado a dimensão da coisa, mas enchem a vista de quem a percebe.

No final, fiqueis satisfeito por ter conseguido refazer estas pistas e o telefone ter voltado à vida, evitando assim mais lixo electrónico e uma despesa extra a quem ficou com o equipamento a funcionar em vez de ter que o substituir.

IMG_0511 IMG_0505 IMG_0506 IMG_0507IMG_0508